Quanto é o salário de um advogado criminalista?
O curso de Direito oferta muitas oportunidades no mercado de trabalho e um dos segmentos possíveis é o de advogado criminalista. Apesar de ser uma profissão conhecida, ainda existem muitas dúvidas sobre essa atuação, afinal, quanto é o salário de um advogado criminalista? Entenda essa e outras questões a seguir:
O que faz um advogado criminal?
O advogado criminalista atua na defesa de qualquer cliente que esteja sendo acusado de um crime. A atuação não depende da inocência do cliente e o resultado do inquérito depende de diversos fatores como a apresentação de provas e formulação de defesa do advogado.
É importante enfatizar que a culpabilidade do réu não deve ser associada ao trabalho do advogado criminalista, já que este estuda propriamente as leis e promove a articulação de sua defesa com base na justiça.
Como se tornar?
Mas como é possível se tornar um advogado criminalista? Bem, em primeiro lugar é necessário ingressar e concluir uma graduação de Direito. Este curso pode ser encontrado tanto na rede pública quanto na privada e a forma padrão de ingresso é o Exame Nacional do Ensino Médio.
Este não é o único requisito! Para pode atuar como advogado, independente do segmento, é necessário participar e obter sucesso na OAB 2021. A sigla corresponde ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, ao qual os bacharéis de Direito precisam se submeter a fim de comprovar a capacidade de atuar na área.
Onde atua?
Como este é um segmento bastante específico, há muitas dúvidas sobre a possibilidade de atuação de um advogado criminal. Este profissional pode atuar de forma autônoma, quando é solicitado em situações remota como flagrantes de crime ou contravenções penais.
Além disso, também fica opcional para a carreira a atuação em escritórios de advocacia, geralmente, especializados no mais diversos casos. Nas duas atuações, fica como responsabilidade do advogado criminalista as funções típicas da área, como fazer cópias e protocolos.
Quanto recebe?
E qual a média salarial deste profissional? A graduação de Direito é conhecida por proporcionar salários superiores à média. Quem está pensando em entrar para esta carreira, poderá encontrar um salário satisfatório, apensar de existirem outras possibilidades que possuem remuneração maior.
Atuando através de um escritório de advocacia, o funcionário da área pode receber até R$ 4 mil. Entretanto, para quem atua de forma autônoma e já possui nome no mercado, essa estimativa pode ser maior, dependendo do número de clientes do profissional.